Categorias
Processos Seletivos

Eu não recebi retorno da entrevista de emprego. E agora?

O que você deve fazer quando não recebe um retorno da empresa quanto ao resultado do processo seletivo? Nós separamos boas práticas de como lidar com essa situação e de como nunca mais passar por isso.

Antes de tudo, quem nunca se candidatou ou participou de um processo seletivo e não ficou ansioso pelo retorno da empresa, que pare aqui e nem continue lendo esse artigo.

Na minha opinião, um dos maiores gaps do mercado de recrutamento e seleção (R&S) hoje é a falta de retorno da entrevista de emprego, por parte dos RHs das empresas. Principalmente, depois dele ter participado da primeira fase de bate papo. 

Nesse meio tempo, o candidato, vai criando uma certa expectativa, principalmente se ele considerar que foi bem na sua entrevista. 

Você fica checando toda hora seu email, suas mensagens, fica atento ao seu celular, se perguntando quando que a empresa irá te ligar.

Nesse sentido, se você se encontra nessa situação, onde você está esperando o retorno da empresa sobre o resultado do processo seletivo, nós separamos 3 dicas práticas que você pode fazer para lidar e nunca mais passar por essa situação. 

Entrevista de emprego

Como perguntar sobre retorno da entrevista ?

Muitas das vezes a empresa não possui uma área de R&S estruturada e 100% focada para conduzir o processo seletivo.

Como resultado, o processo internamente acaba ficando um pouco de lado. Em outros casos, a empresa pode ter decidido congelar as vagas ou algum outro motivo interno.

De uma forma ou de outra, você tem direito de saber sobre a situação da vaga que você se candidatou. 

Se os recrutadores se colocassem mais no papel dos candidatos, talvez isso aconteceria com menos frequência. Do mesmo modo que um dia você é o recrutador, no outro você pode ser o candidato. E, com toda certeza, ninguém gostaria de ser tratado dessa forma.

Os candidatos são pessoas com sonhos e metas profissionais e não somente “mais um” participando de um processo seletivo. 

  1. Analise quanto tempo já se passou da entrevista que você não recebeu retorno. Não adianta também ligar no dia seguinte para o recrutador pedindo um feedback.
  2. Qual o melhor canal de comunicação para falar com o recrutador? Email? Whatsapp? LinkedIn? Escolha um desses.
  3. Uma mensagem rápida e direta. Peça, cordialmente, um retorno para o recrutador sobre o processo seletivo que você está participando. Exponha seu lado e solicite um feedback ou uma previsão para recebê-lo, seja ele positivo ou negativo.

Exemplo de mensagem

Olá NOME DO RECRUTADOR, tudo bem? 

Me chamo SEU NOME e me candidatei para a vaga de NOME DA VAGA na NOME DA EMPRESA em DATA DE QUANDO VOCÊ SE CANDIDATOU através da POR ONDE VOCÊ SE CANDIDATOU.

Até o momento não recebi nenhum retorno positivo ou negativo sobre o processo seletivo. Poderia por gentileza me informar um status sobre essa vaga?

Agradeço desde já a sua ateção! Obrigado(a)

Como nunca mais sofrer com isso?

Chega de “eu não recebi retorno da entrevista de emprego!!” 

De agora em diante, queremos que você saia da sua próxima entrevista de emprego com o conhecimento das próximas etapas, alinhando suas expectativas com a da empresa. Não tenha medo de perguntar:

  • Quantas etapas ainda tem o processo seletivo?
  • Qual a expectativa da contratação?
  • Quando vocês irão falar novamente comigo?

Vá além e pergunte também, caso não haja contato, se você poderá entrar em contato com o recrutador para saber o status da vaga. 

Acima de tudo, essa calendarização te ajudará a manter sua ansiedade e expectativa controlada.

Isso é um dos passos que sugerimos fazer depois da entrevista. Agora se você quiser saber à fundo mais sobre o que fazer na sua próxima entrevista de emprego, nós escrevemos um guia prático com o intuito de aumentar suas chances de se sair bem. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *